segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Entre a espada e a rosa

Os contos de fada costumam encantar leitores de todas as idades e foi o que aconteceu quando os alunos das quintas séries leram “Entre a espada e a rosa”, de Marina Colasanti. Segundo a autora, os contos de fada tratam “dos sentimentos mais profundos, aqueles que fazem de nós seres humanos”. Levando tal afirmação em consideração, durante todas as análises realizadas, além de trabalhar os aspectos de compreensão e as características estruturais do gênero textual, foram desenvolvidas reflexões a respeito dos sentimentos apresentados nas tramas.
      A obra, indicada para o trabalho nas aulas de Leitura e Produção de Texto, foi adquirida pela escola por meio do projeto “Aventura Literária” (CAD Projetos). Após a leitura e análise de vários contos, os alunos do 6º ano B (5ª série) foram divididos em grupos a fim de apresentarem a dramatização de duas narrativas. 
Os nomes dos contos dramatizados são: "No rumo da estrela"  e "No castelo que se vai". As apresentações foram feitas em junho.


       No castelo que se vai
                                                         



No rumo da estrela



sexta-feira, 21 de outubro de 2011

ESCOLA DE PAIS

Teve início no dia 28 de setembro, deste ano, o 1º encontro da segunda turma do Projeto Escola de Pais, ministrado pela Professora Mediadora Marô, cujo objetivo é orientar e dar suporte aos pais para solucionar problemas de ordem pessoal e educacional de seus filhos.
O tema desse primeiro encontro foi “Drogas”, onde o palestrante – Cabo Moraes da Polícia Militar da cidade de Dourado – explicou aos pais presentes sobre os efeitos causados pelas drogas, sinais que seus filhos podem apresentar quando as usam e, também, que sempre abram a porta para seus filhos quando chegam da rua, pois assim poderão olhar em seus olhos e se certificarem de que está tudo bem.
Foi um “bate papo” muito bom e bastante proveitoso.



quinta-feira, 13 de outubro de 2011

A Escrita e sua história





A Escrita tem uma história muito antiga. Há milhares de anos, o Homem começou a pintar as paredes das cavernas.
Há 35 mil anos, foram inventados os traços e os símbolos. Esses mais antigos sinais gráficos estão na origem da escrita e constituem, junto com a fala, o grande diferencial dos seres humanos em relação a outros primatas, fazendo parte da evolução humana.
Com o objetivo de despertar reflexões sobre os diversos materiais que a humanidade utilizou para fazer seus escritos, os alunos das 5ªs séries, sob a orientação da professora Maria Claudia, realizaram uma pesquisa sobre o tema buscando reconhecer os diferentes tipos  de escrita, de instrumentos de escrita e diferentes suportes de escrita.
Além dessas reflexões, os alunos puderam desenvolver a autonomia na busca de dados e informações, a capacidade da leitura e escrita preenchendo lacunas em textos, por eles encontradas em sites direcionados.
Após a pesquisa, finalizaram o trabalho selecionando imagens referentes a cada tema e, posteriormente, realizaram uma exposição oral em sala.




Painel: A História da Escrita


Instrumentos da Escrita: canetas, penas, lápis


Planta Papiro às margens do rio Nilo/ Papel feito de Papiro

Pergaminho feito de Papiro


Escrita Alfabética Grega


Canetas esferográficas


Escrita Alfabética Latina



Escrita em argila


Escrita Alfabética Hebraica


Planta Papiro