quinta-feira, 20 de novembro de 2014

DIA DA BANDEIRA - SALA DE LEITURA

 
PAINEL DA SALA DE LEITURA FOI EM HOMENAGEM AO DIA DA BANDEIRA


 
 

Significado das cores da bandeira do Brasil.

bandeira do Brasil é um dos quatro símbolos oficiais da República Federativa do Brasil, conforme estabelecido pelo art. 13, § 1.º, da Constituição do Brasil. Os outros símbolos da República são as armas nacionais, o hino nacional e o selo nacional.
As principais cores da bandeira brasileira são o verde, o amarelo,  e o azul.
Significado das cores da bandeira do Brasil

Retângulo verde:

A cor verde da bandeira brasileira significa  as extensas matas e florestas de todo o Brasil. Também se fala que a cor verde da bandeira foi uma homenagem a D.Pedro I, que era a cor real da casa de Bragança.

Losango amarelo:

O amarelo representa  popularmente o ouro e a riqueza do país. Simboliza a casa de Habsburgo da família de Dona Leopoldina, arquiduquesa da Áustria e a imperatriz do Brasil.

Esfera azul:

O azul da bandeira representa o céu da noite do Rio de Janeiro no 15 de novembro de 1889.

Branco:

A cor de branco nas estrelas representa a paz.

Significado das cores da bandeira brasileira
As duas cores principais da bandeira do Brasil o verde e o amarelo  foram o resultado das cores das duas famílias da casa Habsburgo e da casa Bragança unidas por casamento, pratica muito comum em aquela época do Império.



SIGNIFICADO DAS CORES

HISTÓRIA DA BANDEIRA NACIONAL BRASILEIRA
 


A EXPOSIÇÃO FOI REALIZADA PELOS ALUNOS DA 1ª SÉRIE " A ": SAVIO DA CRUZ  RIOS, BEATRIZ MANIERI, BEATRIZ CHAVES, ANA BEATRIZ GOMES.

terça-feira, 18 de novembro de 2014

III ENCONTRO DOS GRÊMIOS ESTUDANTIS DA DIRETORIA DE ENSINO DE SÃO CARLOS

 

 

Categoria
Alunos que integram os grêmios fizeram um balanço com as ações realizadas em 2014
Os Grêmios Estudantis são um importante colegiado que têm intuito de contribuir para aumentar a participação dos alunos, pais e professores nas atividades escolares. A iniciativa é muito estimulada pela Diretoria de Ensino de São Carlos, que realiza, desde 2013, o Encontro Regional dos Grêmios Estudantis. O objetivo é socializar as boas práticas desenvolvidas pelos grêmios da região.
Iniciado no mês de abril, a partir do encontro com o secretário da Educação, Herman Voorwald, a edição 2014 chegou ao fim nesta sexta-feira (14), com a apresentação das ações desenvolvidas pelos grêmios nas escolas durante o ano. As ações variam entre questões que envolvem diversidade, esportes, até poemas e vídeos produzidos pelos alunos. Também haverá a apresentação de um vídeo, referente ao projeto Sala de Leitura, da Secretaria da Educação.
“Uma das ações fortes durante 2014 foi a parceria dos grêmios com os responsáveis pela salas de leitura. Neste sentido, cada grêmio fez uma ação que envolveu a sala. Todas essas ações serão consolidadas na apresentação de um vídeo, no qual demos o nome de Incentivo aos Estudos”, revela Paulo Cesar Lazzarini, professor coordenador do Núcleo Pedagógico.

Encontro Regional dos Grêmios Estudantis
A diretoria de ensino de São Carlos iniciou, em 2013, um processo de dinamização das ações de formação das agremiações estudantis, em um trabalho que envolveu agentes públicos, supervisores, diretores de escola e professores coordenadores do Núcleo Pedagógico, visando fomentar o protagonismo juvenil e otimizar a funcionalidade dos grêmios, orientando os alunos em relação aos mecanismos legítimos de participação política no cotidiano das escolas.
Motivação
Para a professora coordenadora do Núcleo Pedagógico, Camila Perez da Silva, a importância deste trabalho vai além da apresentação. “Este projeto não fica restrito apenas a apresentações de trabalhos. Ele tem como intuito incentivar a gestão democrática nas escolas, desenvolvendo nos alunos responsabilidade, convivência e, principalmente, o respeito às diferenças”, revela.
 
  
TEATRO

DANÇA

EQUIPE E.E.DR.PIRAJÁ DA SILVA


DEPOIMENTO DO DIRETOR DO GRÊMIO  MAIKY ALMEIDA SOBRE O SARESP


DEPOIMENTO DO PRESIDENTE DO GRÊMIO SOBRE SUA HISTÓRIA DE VIDA: DIVERSIDADE!



AUTORIDADES PRESENTES: PREFEITO DE SÃO CARLOS, JUÍZ DA VARA DA INFÂNCIA E JUVENTUDE E A DIRIGENTE DE ENSINO DÉBORA

BALET

TEATRO

INCLUSÃO DOS GRÊMISTA MIRINS, ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTA I

ENCERRAMENTO COM MUITA FESTA

O CICLO CONTINUA

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

SALA DE LEITURA - MURAL DA SEMANA

O MURAL DA SEMANA TRAZ AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO BRASIL E DO MUNDO, COMO: CRISE HÍDRICA, ENERGIA, EBOLA, EVOLUÇÃO DA CIÊNCIA E HUMOR.





EM LABORATÓRIO, CIENTISTAS CURAM NEURÔNIO AUTISTA






NOSSA HOMENAGEM AOS  AFRODESCENDENTES PELA SUA INFLUÊNCIA CULTURAL,ARTÍSTICA, GASTRONÔMICA; QUE TANTO ENRIQUECE NOSSO PAÍS.

DIA 20 DE NOVEMBRO: DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

OS PAINÉIS FORAM REALIZADOS PELAS ALUNAS BEATRIZ CHAVES E BEATRIZ MAGGI DA 1ª  SÉRIE " A "  , COM ORIENTAÇÃO DA PROFESSORA CLEIDE ORTEGA DA SALA DE LEITURA.

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

QUILOMBO

Com o objetivo de trabalhar um dos símbolos da resistência negra, o Quilombo, o professor Rodolfo  com os 7ºs Anos realizaram pesquisas e confeccionaram maquetes  reproduzindo o Quilombo, símbolo da luta tenaz que os escravos travaram por sua liberdade no Brasil. Esta atividade é uma das etapas da Situação de Aprendizagem 5 do caderno do aluno de História- 7º ano, Volume 2.















quinta-feira, 13 de novembro de 2014

NOSSA AMIGA ÁGUA




Pensando na conscientização quanto a preservação da água, a professora Simone Moretti organizou um passeio com os 6º s Anos
até a "Represa do Fabbri", local onde nasce e é tratada grande parte da água que abastece nosso município. Além de conhecerem as etapas do tratamento da água, os alunos conheceram a nascente que abastece a represa.
Foi uma tarde muito divertida e de muita aprendizagem.