segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Cordel


            O cordel é a poesia popular escrita em versos e rimada, é uma literatura da tradição oral e, conforme os próprios poetas afirmam, não é para ser lida, mas sim para ser dita ou cantada. Tradicionalmente, é produzida em folhetos, mas, atualmente, está nos livros, CDs e também na internet. O nome “literatura de cordel” vem de Portugal, porque lá os cordéis eram expostos em barbantes ou cordas para serem vendidos em locais públicos.
      A proposta de trabalho das aulas de Leitura e Produção de Texto para o 7º ano B (6ª série) partiu do livro “Feira de versos – poesia de cordel”, de João Melquíades F. da Silva, Leandro G. de Barros e Patativa do Assaré (obra adquirida pela escola através do CAD projetos “Aventura Literária”). Após leitura, compreensão e análise do gênero textual, os alunos foram motivados a produzirem, em grupos, um folheto de cordel.


O amor maior
Bom dia, meu amigo!
A coisa maió do mundo
é  o amor  da mãe
que sempre dizia
que o amor existia.
Pro meu pai, amor é porcaria.

E pra você, meu amigo,
a coisa maió qual é?
O amor maió
é da mãe do Raimundo
um puro vagabundo
que xinga todo mundo.

E pra você, meu amigo,
qual é a coisa maió do mundo?
É o mar que vem daqui e vem de lá
tão grande e azulado
que parece  inventado
por um coração apaixonado.

A coisa maió é a fome
muitas pessoas sofrem com ela
que cresce todos os dias
e atinge muita criança
que vivem sem esperança,
mas deve ter muita confiança.

A coisa maió é a paixão
que cresce na gente         
um pouco a cada dia.
Quem ama não esquece,
quem odeia só envelhece,              
quem sofre desaparece.

A coisa maió é a vida
cheia de alegria e tristeza,
que quando a gente bobeia
leva tiro de bandidos
que vivem escondidos
dentro de labirintos.

(Tamires, Larissa, João Neto, Josué)



Marculino e Maria José

Uma história vou contá
um casal só sabia briga.
Certo dia, Marculino
acordou arrunhado
e também preocupado
e começou  tocá violino.

Marculino chamou sua muié:
- Venha cá, Maria José,
uma pergunta vou lhe fazer.
Qual é a coisa maió do mundo?
- Acho que é o Dono do Mundo.
- Tem certeza do que acabou de dizer?

Não, Maria José!
Eu acho que é a maré.
- Marculino, é a natureza.
- Maria José, é a baleia
que conversa com a sereia.
- É a natureza cheia de beleza.

- Qué sabê? É a paixão
que domina o coração.
- Marculino, é a fome do mendigo.

- Maria José, é a mulher grávida
que a uma criança dá a vida.
- É o mendigo que vive nesse castigo.

- Maria José, é a seca do sertão 
que acaba com a nossa plantação.
- Marculino, é o amor das mães.
- Maria José, é o peixe pacu
que vence o pirarucu.
- É o amor de mãe que esquenta os pães.

- Maria José, é a plantação de milho
que dá canjica pro nosso filho.
- Marculino, é o policial.
- Maria José, é o tanque de seu Laé
que parece a arca de Noé.
- O policial manda o ladrão pra capital.

- Maria José, é a rapadura de seu Mané
que vende lá em Jiquié.
- Marculino, é a felicidade.
- Maria José, é o homem inteligente
que com sua ciência ajuda a gente.
- É a felicidade de nossa cidade.

(Andresa, Carine, Letícia e Mônica)



     A COISA MAIÓ

A coisa maió do mundo
é o amor que sinto por vovô.
Amo meu avô
por ele tenho amô.
Se  não fosse meu avô,
morreria de dô.

Não, a coisa maió do mundo 
só pode se o professor
porque sempre me ensinô
pra na frente ser um trabaiador.
Ah! Se não fosse o professor
o que eu seria, Senhor?

A coisa maió do mundo
é o nosso Senhô
que nos criô
com todo seu amô,
no mundo nos colocô
pra vivê como nos ensino.

Não, a coisa maió do mundo
é a paixão que sinto por João
que é um amigão,


mora no fundo do coração.
Ele é um gatão,
meu amorzão!

Não, a coisa maió do mundo
é o saboroso pastelão
que tem carne de montão
e enche meu barrigão
todo domingão
na pastelaria do Carlão.

Não, a coisa maió do mundo
é o dotô que sempre me ajudô
nas horas de minha dô,
que sempre me curô
quando sempre preciso.
Ah! Se não fosse o dotô...

Não, a coisa maió mundo
só pode ser a natureza
que é cheia de riqueza
e tem muita beleza.
E eu tenho certeza
da sua riqueza e beleza.

(Kethelin, Mariele e Victor)





O que é?

A história que vou contá
É difíciu pra daná
Dois home sem tê o que fazê
Foram inventá de escrevê
A coisa maió do mundo
Que se pode vê
Jeca, o que  inventô
Teve de começá
Falano  bobagem
Só pra inrolá.

Jeca:
Batista, òia só,
Vou desatá esse nó.
A coisa maió do mundo
É o mar profundo
Tão bonito e azulado
Que agora tá ficando imundo.
Esse povo ignorante
Não tem coração
Sujando toda hora
Com essa tal de poluição.

Batista:
Jeca, deixa de besteira!
O mar é a maió bobeira.
A coisa maió é o céu
Nem cabe se escevê no papel.
Ele é indefinido,
Lá existe até planeta com anel.
É difícil de imaginá
Grande o seu tamanho
Muita gente pode ter,
Até alguns ETs estranho.

Jeca:
Não é nada disso,
Nem aquilo, nem isso.
Eu imaginei, é a natureza
Muito grande a sua beleza.
Vou falar a verdade,
Dizendo com toda franqueza,
Esses lenhadores vou dizer
Não têm pensamento
Toda hora, toda hora
Fazendo muito desmatamento.

(Raiane, Wadyna, Cícera e Monalisa)
Batista:
Para mim, é o preconceito
Temos logo que dar um jeito
Os rico não fala com o pobre
Se acham muito nobre
Como se fosse da realeza
Tem dinheiro que tudo cobre
Não ligam pra sentimento
Por que eles têm que ser assim ?
São metidos a besta
Iguais a você e a mim.

Jeca:
Eu acho que é o amô
Que só nos traz dô,
Tem muita ilusão
Para nosso coração,
Mas tudo um dia acaba
E vem logo a separação
Todo dia a gente chora
Dá vontade de morrê
com aquele amor que se foi
E que não pode mais se vê.

Batista:
Não, tudo que falamo
Nem a cabeça usamo
Deus criou tudo
O céu, o mar e o mundo!
Nóis dois tá errado
Parecemos até vagabundo
Desconfia do Nosso Senhô?
Ele que nos criô
Dando à gente vida
Nóis Ele desenho, e até pintô.





A coisa maió do mundo é o amô

O amô não tem explicação,
pois mora no seu coração.
Quando o amô é de verdade,
tem sua eternidade
sua responsabilidade
e sua crueldade.

No mundo a coisa maió
é a fome que dá dó.
No mundo não há esperança,
pois não possui segurança
nem confiança,
ninguém vive como criança.

A coisa maió do mundo
não  vou pensar nem um segundo
é o grande amô
que cresce como a dô
 e foi vivido pelo Criadô
que foi nosso Senhô .

Não, não, meu senhô!
A coisa maió do mundo não é o amô.
Não, a coisa maió é o avião.

Porque vai até a escuridão
como a solidão
 que vai no seu coração.

A coisa maió do mundo
é aquele buraco profundo.
No mundo a coisa maió é o chão
Porque não tem fim nem explicação,
ele é muito sujo e grandão
e cobre  todo o mundão.

Ah, já sei! É o foguete
porque passa de um tapete!
A coisa maió do mundo é o papel,
pois ele voa até o céu ,
pode cair em um chapéu
e trazer escrito um cordel.

Cheguei a uma conclusão.
A coisa maió do mundo é o coração!
Você não sabe que é o amô?
Que ele é um vencedor
e um grande conquistador
que tem bastante valor!

(Savio, Iris Monteiro, Emilly e Bruno)








Pensamentos  Diferentes

A coisa maió do mundo
é o aprendizado na escola,
mas alguns meninos
só pensam em jogar bola
aqui no Brasil,
na Europa ou na Angola.

Sabia que eu fiquei sabendo
que você vai saber agora,
a coisa maió do mundo
é o sabor da amora.
Mentira. A coisa maió do mundo
é ver a bela Aurora.

A coisa maió do mundo, meu irmão,
é o churrasco no domingo.
Mentira, é os prêmios
que ganha no bingo.
Mentira, a coisa maió do mundo
são os computador antigo.

A coisa maió do mundo
claro que é a felicidade

com ela a gente cresce
praticando a solidariedade
tanto nos campo
quanto na cidade.

A coisa maió do mundo, meu camarada,
é festa de São João.             
Que nada, meu amigo,
é a dor da humilhação.
De jeito nenhum, a coisa maió do mundo
é o barulho do avião.

 A coisa maió do mundo
é a grandeza do mar.
Mas nada se compara
à beleza do luar.
Eu digo que é mentira,
maió é o prazer de viajar.

A coisa maió do mundo
é o calor do deserto de areia.
Que nada, meu amigo,
é o canto da sereia.
Ah, meu camarada,
é a grandeza da baleia.

(Rafael, Wille Kalio, Jhone e Pedro Vinícius)



Sua opinião é diferente da minha

- Como vai, mozinho?
Hoje é inverno.
Com você, amor eterno.
Está frio de duê,
vem me aquecê
se não vô morrê.

-Tá mesmo, mozinho,
tava com saudade do cê,
vem me vê.
Uma pergunta vou fazer
você vai responder
e de nada vai se esquecer.

- Qual a coisa maió
 pro cê falá verdade
sem falsidade
é    você querer,
pois deve saber
o que vai dizer.

- Sua opinião é diferente,
mas é só você falar,
só que sem brigar.


-Pra mim, é amizade
sem falsidade
com muita verdade.

- Nada disso, a coisa
maió do mundo é o trem
sempre leva alguém,
na estrada da vida
tampando a ferida
com muita gente unida.

- Tem várias coisas maió:
o maravilhoso luar
que encontra e beija o mar.
Tem também o pastelão
que como todo sabadão
na pastelaria do João.

- Tem outra coisa
que é a esperança   
que une a criança.
A coisa maió é a natureza 
que é uma beleza
e traz muita grandeza.

(Melissa, Naiara, Gilmara e Iris Lima)




     A  Coisa  Maió  É?
         
 A coisa maió do mundo é a baleia,
gigante que nem o deserto de  areia.
Meu amigo, não é não!
 A coisa maió do mundo foi Lampião
 que no passado foi Rei do Sertão.
 Meu amigo, não é não!

A coisa maió do mundo é a paixão
quando a gente vê, já tomou conta do coração.
Meu amigo, nem vem!
A coisa maió do mundo é o trem
quando a gente vê, se encanta também
Meu amigo, nem vem que não tem.   

A coisa  maió do mundo é o amor de  Jesus
que quando  a gente  segue mostra sua luz.
Meu amigo, não é não!
 A coisa maió do mundo é o avião
só a rodinha tem o tamanho do caminhão
Ó, meu companheiro e grande amigão.

A coisa maió do mundo é a professora Karina
que é uma boa menina.
Não é não, meu amigão!
A coisa maió do mundo é a emoção
que é tão grande quanto o balão.
Também não é não, meu amigão!

A coisa maió do mundo é o coração,
sem ele a gente não vive não.
Meu amigo, eu vou dizer qual é.
A coisa maió do mundo é a muié
Para dominá-la tem que ter muita fé
pois ela é arisca que nem cascavé.

A coisa maió do mundo é a natureza,
Deus a fez com muita beleza.
Meu amigo, não é não!
A coisa maió do mundo é o Patrezão
quando a gente entra, tem promoção
na parte de alimentação.

A coisa maió do mundo é a aliança,
para usá-la precisa de confiança.
Meu amigo, desista!
A coisa maió do mundo é o artista
que nem o desenhista
 e o grande humorista.  

(Micael, Richard, Wellinton e Ygor)


Nenhum comentário:

Postar um comentário