quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Aulas Diversificadas - O projeto dando frutos

Os alunos das 2°s séries B e D do Ensino Médio , assistiram a um filme proposto pela Profª. Michele , da disciplina de História , sobre Martinho Lutero . A intenção da professora é diversificar as aulas e fazer com que os alunos participem melhor das atividades propostas. Vendo o filme , eles terão que fazer um trabalho  falando sobre a vida de Marttinho Lutero , suas idéias e sua opinião sobre a Igreja e seus costumes.
Para quem precisar ou tiver curiosidade , aqui está um pouco da vida de Martinho Lutero para reflexão , melhor entendimento e   pesquisa.
Boa leitura galera =)





Martinho Lutero :


Martinho Lutero, em alemão Martin Luther, (Eisleben, 10 de novembro de 1483 — Eisleben, 18 de fevereiro de 1546) foi um sacerdote agostiniano e professor de teologia alemão figura central da Reforma Protestante. Veementemente contestando a alegação de que a liberdade da punição de Deus sobre o pecado poderia ser comprada, confrontou o vendedor de indulgências Johann Tetzel com suas 95 Teses em 1517. Sua recusa em retirar seus escritos a pedido do Papa Leão X em 1520 e do Imperador Carlos V na Dieta de Worms em 1521 resultou em sua excomunhão pelo papa e a condenação como um fora-da-lei pelo imperador.

Lutero ensinava que a salvação não se consegue apenas com boas ações, mas de um livre presente de Deus, recebida apenas pela graça através da fé em Jesus como um redentor do pecado. Sua teologia desafiou a autoridade papal na Igreja Católica Romana, pois ele ensinava que a Bíblia é a única fonte de conhecimento divinamente revelada[1] e opôs-se ao sacerdotalismo, por considerar todos os cristãos batizados como um sacerdócio santo.[2] Aqueles que se identificavam com os ensinamentos de Lutero eram chamados luteranos.

Sua tradução da Bíblia em outros idiomas que não o latim) fez o livro mais acessível, causando um impacto gigantesco na Igreja e na cultura alemã. Promoveu um desenvolvimento de uma versão padrão da língua alemã, adicionando vários princípios à arte de traduzir[3], e influenciou a tradução para o inglês da Bíblia do Rei James.[4] Seus hinos influenciaram o desenvolvimento do ato de cantar em igrejas.[5] Seu casamento com Catarina von Bora estabeleceu um modelo para a prática do casamento clerical, permitindo o matrimônio de padres protestantes.[6]

Em seus últimos anos, Lutero tornou-se algo antissemita, chegando a escrever que as casas judaicas deveriam ser destruídas, e suas sinagogas queimadas, dinheiro confiscado e liberdade cerceada. Essas afirmações fizeram de Lutero uma figura controversa entre muitos historiadores e estudiosos.



PS : Quem quizer um complemento , assecem o site : http://pt.wikipedia.org/wiki/Martinho_Lutero .

Nenhum comentário:

Postar um comentário