terça-feira, 16 de outubro de 2012

EXPOSIÇÃO PALEOEXPO 2012 - UFSCar São Carlos




Escola: Dr. Pirajá da Silva – Ribeirão Bonito / SP
Salas : 1º anos do Ensino Médio
Turno: manhã
Professora de história : Micheli S. M. Lino

Conteúdo

     Pré-História
    Os três grandes períodos da Pré-História
    Pré-História Americana, Brasileira e Regional


            Possibilitar ao aluno a oportunidade diferente de aprendizagem, vislumbrando os artefatos arqueológicos encontrados na região de Araraquara.
            O contato com os vestígios fósseis vegetais de animais que viveram aqui há milhares de anos, se faz necessário para a melhor compreensão do maior período da humanidade  - a Pré-História.
            Confrontar o que foi estudado na situação de aprendizagem 1 do Caderno do aluno com vestígios reais e replicas encontradas em nossa região e no Brasil e assim analisar e apreciar tais vestígios.
            Vislumbrar esses vestígios torna a aula mais atraente, já que imaginar o que se passou a milhares de anos atrás é difícil para a compreensão do aluno, com a visitação à UFSCar o tema a cerca da Pré-História ajudou a melhor fixação dos conteúdos.
            A Pré-História compreende o período que vai desde a origem da humanidade até a invenção da escrita por volta de 3500 a.C.. O período foi dividido em três grandes momentos: Idade da Pedra Lascada ou Período Paleolítico, Idade da Pedra Polida ou Período Neolítico e Idade dos Metais.
            A ideia de que antes da invenção da escrita o que existiu foi Pré-História e não história, está ligada  a noção de que a história não pode ser feita sem documentos escritos. Essa ideia se consolidou entre historiadores franceses e alemães , na segunda metade do século XIX e constitui uma forma eurocêntrica de entender a história da humanidade. Recentemente os historiadores foram levados a reconhecer a importância dos registros ágrafos (não escritos), como as pinturas rupestres, esculturas, relatos orais, vestígios materiais como fontes históricas. Daí  a importância desse contato dos alunos com os vestígios pré-históricos, que remete ao período de muita riqueza material e compreende os primórdios da humanidade.
























           




Nenhum comentário:

Postar um comentário