terça-feira, 19 de novembro de 2013

CRÔNICAS

                              BASEADA NO PLANEJAMENTO SEMESTRAL E PAUTADA NOS CONTEÚDOS DO CADERNO DO ALUNO, VOLUME 2,  DA 1ª  SÉRIE DO ENSINO MÉDIO, FORAM TRABALHADAS AS CARACTERÍSTICAS DA CRÔNICA COM  EXEMPLOS E INTERPRETAÇÕES. ISSO A FIM DE QUE O GÊNERO TEXTUAL CRÔNICA FOSSE ASSIMILADO E COMPREENDIDO PELOS ALUNOS.
                              FOI PROPOSTO A CADA ALUNO QUE FIZESSE UMA CRÔNICA SOB TEMA LIVRE. ELES DEVERIAM ESCOLHER PRINCIPALMENTE UM FATO QUE ACONTECEU OU ACONTECE EM SUA REALIDADE E BASEAR-SE NELE PARA COMPOR SUAS IMPRESSÕES, COMENTÁRIOS E OPINIÕES PESSOAIS.
                             CRÔNICAS GRANDIOSAS FORAM PRODUZIDAS E O RESULTADO PODE SER CONTEMPLADO A SEGUIR.
                 PROFESSORA ARIANE MELO - LÍNGUA PORTUGUESA


                                                 POR VOLTA DE 6 ANOS

                            QUANDO EU ERA PEQUENO, POR VOLTA DE UNS 6 ANOS, TIVE UM GRAVE PROBLEMA RESPIRATÓRIO, NÃO SEI EXPLICAR DIREITO PORQUE EU PASSAVA A MAIOR PARTE DO TEMPO DORMINDO E NAS POUCAS VEZES QUE FICAVA ACORDADO ERA PARA TOMAR AS TEMIDAS AGULHADAS.
                          UM LADO  BOM FOI OS AMIGOS QUE CONSEGUI NO HOSPITAL. NORMALMENTE, NÓS BRINCÁVAMOS À NOITE QUANDO BOA PARTE DOS PACIENTES ESTAVAM DORMINDO. E OS MÉDICOS COM SEUS UNIFORMES VERDES QUE QUASE SEMPRE ERAM MOTIVOS DE PIADINHAS CHATAS DOS MEUS COLEGAS! UM DOS AMIGOS (O QUE FICOU MAIS TEMPO NO HOSPITAL COMIGO) ENGOLIU UMA BOLINHA OU   FOI  A CABEÇA DE UM BONECO DE BRINQUEDO (NA VERDADE EU NÃO LEMBRO BEM) ENTÃO, ATÉ A CIRURGIA OU ATÉ ELE ELIMINAR DO "MODO CONVENCIONAL", NÃO PODERIA SAIR DA "OBSERVAÇÃO" DAS ENFERMEIRAS, MAS MESMO ASSIM NÓS BRINCÁVAMOS SEMPRE.
                        ESSE TEMPO EM QUE EU PASSEI NO HOSPITAL NÃO FOI SÓ DIVERSÃO, AS SEMANAS PARECIAM MESES ISSO PORQUE A CADA SEMANA DIZIAM QUE EU TERIA ALTA, MAS ESSA AFIRMATIVA ERA DESMENTIDA NO FIM DA SEMANA, E ASSIM MINHA ESTADIA ESTENDIA-SE MAIS E MAIS.
                      HOJE MEU CORPO ESTÁ SEM O PESO, AS DORES E O CANSAÇO QUE ME ATORMENTAVAM ANTES. FORAM MOMENTOS BEM CANSATIVOS AQUELES QUE PASSEI NO HOSPITAL. MAS PENSO QUE TUDO NESSE MUNDO TEM UM PREÇO E UMA RAZÃO. SE NÃO FOSSE POR ISSO EU NÃO ESTARIA AQUI  HOJE.

OCTAVIO BERNARDELLI - 1 ª SÉRIE A




                                             LEMBRANÇA DE UM IRMÃO

                         ÀS VEZES FICO A PENSAR SE REALMENTE EXISTE DESTINO. SE ELE EXISTE, EM QUE ELE É DETERMINADO?
                        SERÁ QUE DEUS TEM OS HOMENS EM SUAS MÃOS COMO MARIONETES? 
LEMBRO-ME COMO SE FOSSE HOJE DO DIA EM QUE ESTAVA BRINCANDO NO MEU QUARTO E ESCUTEI ALGUÉM BATENDO PALMAS NO PORTÃO DE CASA.  MEU PAI FOI ATENDER E VEIO A MÁ NOTÍCIA: MEU IRMÃO TINHA FALECIDO. MEU PAI COMEÇOU A CHORAR MUITO NAQUELA HORA, O MUNDO HAVIA ACABADO PARA ELE. ENTÃO FOMOS NOS ARRUMAR PARA IRMOS AO VELÓRIO.
                      CHEGANDO LÁ, MEU PAI TIROU UM PEDAÇO DE MAÇÃ DA BOCA DE MEU IRMÃO JÁ MORTO, POIS ELE ESTAVA COMENDO MAÇÃ NO MOMENTO EM QUE FOI ATROPELADO.
                     EU AINDA ERA MUITO PEQUENO, TINHA UNS 8 ANOS. NAQUELA ÉPOCA, NÃO ENTENDIA BEM AS COISAS NEM O SIGNIFICADO DA MORTE. SÓ SEI QUE SENTI TRISTEZA, ESTÁVAMOS NOS DANDO MUITO BEM, EU E MEU IRMÃO MAIS VELHO QUE HOJE TERIA 19 ANOS.
                    AGORA, LEMBRO-ME DE TUDO ISSO E COMPREENDO MELHOR AS COISAS.
NÃO SEI, FICO CONFUSO ÀS VEZES, ACHO QUE DEUS NÃO PERMITE QUE CERTAS COISAS ACONTEÇAM, POIS HOJE MEU IRMÃO PODERIA ESTAR ENVOLVIDO COM DROGAS. 
                   SÓ SEI QUE SINTO MUITAS SAUDADES DO MEU IRMÃO QUE TANTO AMEI E CONTINUAREI AMANDO PELO RESTO DA MINHA VIDA.

FABIO AUGUSTO CEZARINO - 1ª SÉRIE A



Nenhum comentário:

Postar um comentário