quarta-feira, 13 de junho de 2012

Dia do Combate ao Bullying - 13/06


Olá , moçada.

  Todos vocês já devem ter ouvido falar de Bullying. Não é novidade, existe faz tempo. Mas, antes, ninguém dava muito bola, ninguém achava nada demais ridicularizar ou colocar apelidos nos outros. "É só brincadeira",   diziam.
   O fato é que ficou claro que não é brincadeira. As vítimas de bullying carregam marcas para o resto de suas vidas : tornam-se inseguras, depressivas e, em casos extremos, podem vir a cometer suicídio ou buscar vingança.
   Por outro lado, os "bullies" - aqueles que praticam o bullying - também se tornam pessoas com dificuldades em ajustar-se ao convívio social, em agir com ética e viver dentro das regras.
   Nas escolas, o bullying entre os meninos ocorre principalmente quando um grupo decide ameaçar, intimidar, extorquir ou humilhar um colega que, geralmente, é mais fraco, mais tímido ou mais inseguro . É uma tremenda covardia.
   Entre as meninas o bullying é mais sutil, mas não menos cruel e covarde. As meninas se unem e excluem uma colega por algum motivo fútil. Passam a evitá-la, falam mal dela, recusam-se a sentar-se a seu lado ou a fazer trabalhos escolares com ela.
   Além dessas formas, há também o cyberbullying, que acontece via torpedo, Facebook, Orkut e outras formas virtuais. De maneira covarde e anônima, pessoas são atacadas com fofocas, mentiras e até mesmo perfis falsos.
   Quem sofre Bullying fica cada vez mais inseguro, medroso, isolado, com dificuldades para aprender e para se relacionar com os outros.
   Aquele que pratica, torna-se cada vez mais violento, desajustado e covarde.
   Quem assiste e acha graça, está ajudando quem pratica o bullying. Então, também está se tornando covarde e violento.
   Se você está sendo vítima de bullying, não tenha medo nem vergonha de procurar a ajuda de um adulto.
   Se você está assistindo a situação de bullying, procure a ajuda de um adulto para que elas não aconteçam mais.
   E se você percebeu que pode estar praticando bullying, peça ajuda . Ser autor de bullying pode ser tão prejudicial a você quanto ser vítima .
   O Facebook aderiu a essa causa e tem agora uma página sobre o assunto. Curta a página . Não curta o bullying.

Nenhum comentário:

Postar um comentário