quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Visita à Floresta Estadual





            No mês de setembro, os alunos do Ensino Fundamental participaram de uma aula monitorada na “Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade”, em Rio Claro, uma ação prevista no plano de trabalho do Programa PDE – Escola/MEC. Durante algumas aulas de Língua Portuguesa, em trios, os alunos das sextas séries elaboraram relatos da experiência vivida na Floresta.

                                                           (Professora Karina)



Uma viagem inesquecível
            Nós fomos visitar a Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade, em Rio Claro. Passamos pela senzala de escravos e pela casa do Senhor Edmundo, o homem que trouxe o eucalipto da Austrália para o Brasil.
            Acompanhados pelas monitoras Bruna e Márcia, passamos pelo açude da floresta, que abriga patos e jacarés, e pelo conhecido Museu do Eucalipto, que é o único do mundo e tem 16 salas.
            Na primeira sala observamos o uso do eucalipto como madeira que sustenta os trilhos de trem (dormentes). Na segunda vimos os outros usos do eucalipto, como: perfume, material de limpeza e papel. Nesta sala foi feita uma homenagem a Monteiro Lobato, um dos melhores amigos do Sr. Edmundo. Em outras salas, tinha animais empalhados (águias, corujas, um jacaré, cotias, tuiuiú, porco do mato, gaviões, etc.). Em seguida, as pesquisas sobre vários insetos e plantas, as madeiras de um caixão de um segurança, com lenda e tudo, e ainda, tinha o mapa da floresta estadual.
            Depois da visita ao museu, fizemos a Trilha da Saúde, uma caminhada por uma parte da floresta. Esse passeio foi muito emocionante, nunca vamos nos esquecer!

                        (Lorena M. Carvalho, Vinicius N. Oliveira, Vinicius R. Silva – 6ª B)

A melhor viagem do ano
            Nós fomos à Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade onde há o Museu do Eucalipto. As monitoras Bruna e Márcia nos mostraram os animais empalhados e os tipos de eucalipto que foram trazidos pelo Senhor Edmundo Navarro de Andrade da Austrália para o Brasil.
            Quando saímos do Museu, passamos pelo açude onde tinha uns homens em um barco medindo sua profundidade. Em seguida, passamos pela Trilha da Saúde e vimos o eucalipto de 93 anos.
            Após a caminhada pela trilha, voltamos para o ônibus e viemos para Ribeirão Bonito. Adoramos a viagem, brincamos demais no ônibus e aprendemos muitas coisas.

                        (Jonatan B. A. Seccato, Thiago do C. de Castro, Wesley G. da Silva – 6ª B)



A viagem inesquecível
         Nós tivemos uma experiência que ficou marcada em nossas vidas. No dia 5 de setembro nós, alunos da 6ª série A da Escola Estadual Dr. Pirajá da Silva, saímos de Ribeirão bonito para visitar a Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade.
         Quando chegamos, fomos direto ao Museu do Eucalipto onde tinha vários bichos empalhados, muitas variedades de eucalipto, produtos de limpeza feitos de eucalipto e etc.
Depois que saímos do museu fomos à Trilha da Saúde e aprendemos que lá viviam bastantes animais, vimos árvores, açude, plantas e um eucalipto que tinha 93 anos, era a mais larga e maior árvore da floresta.
O passeio foi muito interessante, pois aprendemos várias coisas sobre a floresta.

  (João Ikaro dos S. Costa, Luiz Henrique de Souza, Willian de S. Dias – 6ª A)

















Nenhum comentário:

Postar um comentário