sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA - SALA DE LEITURA


Sadako Sasaki nasceu em Hiroshima e tinha apenas dois anos de idade quando os americanos lançaram uma bomba atômica sobre a cidade. Como ela, a mãe e o irmão viviam longe do lugar em que a bomba foi jogada, pareciam estar bem. Só que quando fugiram da cidade eles foram encharcados pela chuva negra radioativo que caiu sobre Hiroshima ao longo daquele dia.



Retomando suas vidas após o término da guerra, Sadako e sua família viviam normalmente. Ela era uma garota aparentemente saudável até completar 12 anos de idade. Em janeiro de 1955, durante uma aula de educação física, Sadako, que  adorava corridas, sentiu-se mal, com tonturas. Alguns dias se  passaram e novamente o mal estar fez com que ele caísse no chão, sem sentidos. Socorrida e levada a um hospital, depois de alguns dias surgiram marcas escuras em seu corpo e o diagnóstico foi de leucemia, uma doença que já estava matando outras crianças expostas  à bomba.  Na época a leucemia era  até    chamada de           “ doença da bomba atômica”.



Um dia, a melhor amiga de Sadako , Chizuko foi visitá-la no hospital. Chizuko fez uma dobradura de tsuru e presenteou Sadako, contando-lhe a lenda dos mil tsurus de origami. Sadako decidiu fazer os mil tsurus, desejando a sua recuperação. Mas a doença avançava rapidamente e Sadako cada vez mais debilitada, prosseguia dobrando lentamente os pássaros. Em dado momento Sadako compreendeu que sua doença era fruto da guerra e mais do que desejar apenas a sua própria cura, ela desejou a paz para toda a humanidade, para que nenhuma criança mais sofresse pelas guerras. Ela disse sobre os tsurus: “ Eu escreveria PAZ em suas asas e você voará o mundo inteiro”.


Na manhã de 25 de outubro de 1955, Sadako montou seu último tsuru e faleceu. Ela fez 644 tsurus. Mas seu exemplo tocou profundamente seus colegas de classe e estes dobraram os tsurus que faltavam para que fossem enterrados com ela.





Os colegas de Sadako ficaram muito tristes e decidiram iniciar uma campanha para construir um monumento em memória à Sadako e todas as crianças mortas e feridas pela guerra. Com doações de alunos de cerca de 311 escolas japonesas e de mais nove países, em 1958, foi erguido em Hiroshima o MONUMENTO DAS CRIANÇAS À PAZ,  também conhecido como  torre dos tsurus, no parque da paz.






DEVEMOS: RESPEITAR A VIDA, REJEITAR A VIOLÊNCIA, SER GENEROSO, OUVIR PARA COMPREENDER, PRESERVAR O PLANETA,  REDESCOBRIR A SOLIDARIEDADE.


Nenhum comentário:

Postar um comentário